As vendas dos supermercados mineiros apresentaram aumento de 2,7% no mês de julho, em relação ao resultado do mês de 2011, de acordo com pesquisa mensal da Associação Mineira de Supermercados (AMIS). Na comparação com o mês de junho, a variação foi menor, atingindo crescimento de 0,28%. Nos sete primeiros meses do ano, o faturamento do setor teve aumento de 6,85% sobre o mesmo período do ano passado.
Os resultados foram obtidos por levantamento com empresas de todo o estado e já estão deflacionados pelo IPCA/IBGE. Mesmo apresentando uma quase estabilidade, o resultado do setor em julho foi considerado “bom” pelos entrevistados, já que o mês não é desempenho alto.
Regiões
A região Central foi a única a apresentar resultado negativo, com que de 0,89. De acordo com a pesquisa, fica evidenciada a importância da capital e região metropolitana para o setor, já que é uma região que “perde” muitos consumidores por motivo do período de férias.
Por outro lado, a região Triângulo/Alto Paranaíba, apresentou melhor desempenho, motivado, segundo os supermercadistas, pelo aumento da renda do trabalhador em função de colheitas que representam uma importante atividade econômica nessas duas regiões. Para o resultado de agosto a expectativa é de que não haja grande variação, já que o mês não conta com sazonalidade importante.
Variação Regional
Média total = MG
0,28%
Central
-0,89%
Centro-Oeste
1,86%
Norte
0,38%
Rio Doce
2,17%
Sul
1,32%
Triângulo/Alto Paranaíba
4,10%
Zona da Mata
0,14%