O Banco do Brasil anunciou nesta sexta-feira nova redução nas taxas de juros em linhas de crédito para pessoas físicas e jurídicas a partir desta segunda-feira. Em comunicado, o banco informou que a medida acompanha a decisão do Comitê de Política Monetária (Copom), que reduziu a taxa Selic de de 8% para 7,5% ao ano. A decisão acontece após o Banco Itaú e o Bradesco também terem reduzido suas taxas, nessa quinta-feira.
De acordo com a instituição, com o repasse da queda da Selic nos últimos 12 meses e a redução de juros dentro do programa Bompratodos, as taxas para consumidores e empresas da instituição já caíram até 79%. Esse porcentual se refere ao juro do crédito rotativo do cartão de crédito, que baixou de 13,54% para 2,88% ao mês.
Segundo o BB, no cheque especial, a redução nos últimos 12 meses foi de 33% na taxa máxima, para 5,7% ao mês, e de 38% na taxa mínima, para 1,34% ao mês. Para os clientes que mantêm conta salário no BB, a queda foi de até 54% na taxa máxima (para 3,88% ao mês). "O BB posicionou-se em agosto como o banco que pratica as menores taxas de juros de linhas acompanhadas diariamente pelo Banco Central", diz o banco estatal.
"As taxas médias do BB são atualmente as menores para aquisição de veículos, crédito pessoal, aquisição de bens pessoa física e desconto de duplicatas." O corte anunciado nesta sexta-feira atinge, entre outros produtos, o crédito para material de construção e linhas de capital de giro para pessoa jurídica. (Com Agência Estado)