O Mecanismo Europeu de Estabilidade (MEE), o fundo de resgate permanente para financiar os países da Zona Euro com dificuldades, pode estar pronto a partir de outubro, disse nesta sexta-feira o diretor do Fundo Europeu de Estabilidade Financeira (FEEF), Klaus Regling.
"O MEE estará provavelmente operacional em outubro deste ano", disse o responsável alemão em Alpbach, no oeste da Áustria. Regling dirige o FEEF, o fundo de resgate temporário que desaparecerá quando o MEE entrar em linha.
O novo fundo, com uma capacidade de 500 bilhões de euros, tem o objetivo de recapitalizar diretamente os bancos e comprar dívida soberana nos mercados secundários. Inicialmente, ele deveria ter entrado em vigor em julho, mas alguns países, como Itália ou Espanha, não o ratificaram.
O Tribunal Constitucional alemão prevê pronunciar-se sobre o MEE em 12 de setembro, uma decisão crucial que, segundo economistas, pode afetar o futuro da Zona Euro, pois o fundo não pode existir sem a Alemanha, o país que mais contribui.