O mercado de compras coletivas nacional fechou o primeiro semestre deste ano com faturamento de R$ 731,7 milhões, segundo levantamento do InfoSaveMe, ferramenta que monitora o mercado de compras coletivas. Dentre os mercados locais, Belo Horizonte ocupa a quarta posição no ranking de faturamento, atrás de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. De janeiro a junho de 2012, as compras coletivas movimentaram na cidade mineira um montante de R$ 20,5 milhões, gerando mais de R$ 56,2 milhões de economia aos consumidores. No total, foram 437.901 cupons vendidos com descontos para estabelecimentos e serviços da cidade, com ticket médio de R$ 46,95.
O valor do faturamento do país corresponde a 7% dos ganhos totais do e-commerce brasileiro no período e é resultado da venda de 12,2 milhões de cupons das mais de 83 mil ofertas disponíveis, o que representou uma economia de cerca de R$ 1,4 bilhão nos bolsos dos brasileiros.
Mesmo com o momento de crise na economia mundial, os resultados do primeiro semestre do setor apresentaram um crescimento de mais de R$ 14 milhões em relação ao mesmo período de 2011. Para a segunda metade do ano, a expectativa é que o mercado siga aquecido e finalize 2012 com um crescimento de 5% a 10% no faturamento em comparação ao ano anterior, que correspondeu a R$ 1,5 bilhão.
O levantamento mostra que as compras coletivas deixaram de ser novidade no mercado online brasileiro após o "boom" do setor. Há pouco mais de dois anos esse modelo de negócio passa por um período de maturação. A diretora de negócios da e-bit, Cris Rother, conta que os relatórios do InfoSaveMe são elaborados com o balizamento das informações por parte da e-bit, que valida os dados. "Com isso, o InfoSaveMe obtém um panorama completo do mercado de compras coletivas brasileiro", disse.
De acordo com a pesquisa, 22% das compras coletivas concentraram-se em março, por conta, principalmente, da ação comemorativa de um dos grandes sites do setor. Os meses de janeiro, junho e maio registraram um nível similar de cupons vendidos (em torno de 18% do total), enquanto abril (14%) e fevereiro (9%) tiveram menos vendas. Março foi também o mês em que as ofertas geraram a maior economia do semestre, somando R$ 346,5 milhões em descontos.
Preferência
Passagens aéreas, cruzeiros e hospedagens com descontos representaram a principal fonte de ganhos do setor de compras coletivas no primeiro semestre deste. No período, foram R$ 194,6 milhões arrecadados pelo setor de "Hotéis e Viagens", ou 26,6% do faturamento desse segmento online. Os resultados devem-se especialmente ao valor de tíquete médio das ofertas, o mais alto do mercado, com média de R$ 349,25.