A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) divulgou nesta terça-feira a lista de municípios onde as ligações realizadas de orelhões da operadora Oi deverão ser gratuitas. A medida atinge 2.020 municípios brasileiros - sendo 15 mineiros - e foi tomada em virtude de problemas nos aparelhos. Segundo a agência, muitos telefones estão quebrados ou são insuficientes para atender à demanda. A gratuidade permanecerá até 30 de outubro.
O Plano da Anatel começou em agosto de 2011, quando foi exigido de cada uma das concessionárias um plano de vistoria e reparo dos orelhões e melhoria nos sistemas de supervisão. Os prazos para conclusão foram definidos em: 31 de dezembro de 2011, para Telefônica, Sercomtel e CTBC; 31 de março de 2012, para Embratel; e 30 de junho de 2012, para a Oi. Desde o início do plano e até dezembro de 2012, estima-se que cerca de R$ 205 milhões serão investidos na recuperação dos orelhões em todo o país.
Em relação à Embratel, cumpre relembrar que, em 20 de abril de 2012, foram adotadas medidas que resultaram na gratuidade das chamadas de Longa Distância Nacional originadas dos orelhões da Embratel até 31 de dezembro de2012, tendo em vista o desempenho inadequado da empresa na execução do plano de revitalização.
De acordo com Jarbas Valente, vice-presidente da Anatel, a agência realizou em 2011 um levantamento da situação dos telefones públicos no Brasil e constatou que, em alguns Estados, menos de 50% dos equipamentos estavam em condição de serem utilizados. Para conhecer a lista completa de municípios, basta acessar o endereço eletrônico da Anatel pelo www.anatel.gov.br.
Confira a lista dos municípios mineiros:
- Bonito de Minas
- Coluna
- Formoso
- Francisco Badaro
- Itaipe
- Jenipapo de Minas
- Novo Cruzeiro
- Piranga
- Rio Pardo de Minas
- Santana do Paraiso
- Santo Antonio do Itambe
- São João do Paraíso
- São Sebastião do Maranhão
- Setubinha
- Urucuia
Com Agência Estado