A Standard & Poor's rebaixou o rating da Gol de ‘B+’ para ‘B’ na escala global e de ‘brBBB’ para ‘brBBB-’ na escala nacional Brasil, passando a perspectiva de CreditWatch Negativo para estável, comunicou a empresa nesta quarta-feira. A S&P avalia que os fluxos de caixa da companhia permanecerão fracos em 2012 em função do aumento nos custos do combustível e dos arrendamentos operacionais, além de projetar que a recuperação no próximo ano será gradativa.
A agência justifica esse rebaixamento pela desvalorização de cerca de 15% no real este ano prejudica as despesas da empresa feitas em dólar, tais como a manutenção e o combustível, que juntas representam cerca de 50% dos custos totais da companhia. A S&P entende que o perfil de risco de negócios da Gol é fraco e seu perfil de risco financeiro como altamente alavancado. A principal restrição dos ratings seria a exposição da empresa a um setor cíclico e de capital intensivo, o que leva a resultados financeiros voláteis.
Mesmo entendendo que os fundamentos da demanda doméstica permanecem positivos, a agência explica que o atual excesso de oferta e a desaceleração econômica no país têm mantido os preços médios das tarifas baixos, e que somado à alta nos preços do combustível têm prejudicado a rentabilidade e a geração de caixa da Gol.
Com InfoMoney