A Bolsa de Valores de Nova York encerrou a quarta-feira próxima da estabilidade, após a publicação de dados díspares, em um mercado prudente antes da reunião do Banco Central Europeu (BCE) de quinta-feira.
De acordo com dados definitivos de fechamento, o Dow Jones subiu 0,09%, para 13.047,48 pontos, e o termômetro da tecnologia, Nasdaq, caiu 0,19%, para 3.069,27 unidades. Já o Standard and Poor's 500 caiu 0,11%, a 1.403,44 unidades. "Os operadores não quiseram tomar posições às vésperas da reunião do BCE", explicou Gregori Volokhine, do Meeschaert New York.
De qualquer forma, o mercado já antecipou o anúncio, já que acumula alta de 10% com relação a três meses atrás, disse o analista. "Para satisfazer o mercado amanhã, será preciso mais que declarações de intenções por parte do presidente do Banco Central Europeu", disse o especialista.
O mercado permaneceu prudente após a publicação de indicadores econômicos mistos nos Estados Unidos. O índice de produtividade das empresas subiu 2,2% no segundo trimestre, de acordo com as cifras do Departamento do Trabalho.
Contudo, a associação privada MAPI cortou suas previsões de crescimento para os Estados Unidos. Além disso, os investidores estão à espera da publicação de dados sobre emprego na sexta-feira no país, explicou Peter Cardillo, da Rockwell Global Capital.