O índice e-Flation registrou alta de 2,52% nos preços em sites de comércio eletrônico em agosto, superando a inflação de 1,39% no mês passado. Essa foi a segunda alta mensal em 2012. Em agosto de 2011, o indicador apresentou deflação de 1,06%.
No ano, o indicador acumula deflação de 3,81% e de 4,82% em 12 meses encerrados em agosto ante igual período de 2011, conforme o Programa de Administração do Varejo (Provar) da Fundação Instituto de Administração (FIA), em parceria com a Felisoni Consultores Associados e com a Íconna Monitoramento de Preços no e-commerce.
Oito categorias contribuíram para a inflação observada em agosto: informática (+0,86%), eletrodomésticos (+0,63%), "Perfumes e Cosméticos (+0,32%)", "Eletroeletrônicos" (+0,24%), cine e foto (+0,21%), medicamentos (+0,16%), livros (+0,13%) e brinquedos (+0,06%). As únicas categorias que registraram deflação foram telefonia e celulares (-0,01%) e CDs e DVDs (-0 09%).
"Não caracterizaria o momento de tendência de crescimento da inflação, mas de maior instabilidade dos preços. O e-Flation começou a variar mais nos últimos meses. Isso demonstra uma instabilidade maior por parte do consumidor aliada à redução da capacidade de previsão por parte dos varejistas", ressaltou Claudio Felisoni, presidente do conselho do Provar/FIA.
O e-Flation é medido a partir da segunda quinzena do mês anterior e a primeira do mês de referência. Os itens que compõem a cesta de cada uma das categorias são aqueles que, sendo os mais anunciados entre os sites mais procurados, resultam no que se chama de 'campeões de vendas'.