(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Preços no e-commerce sobem 2,52% em agosto


postado em 06/09/2012 16:26

O índice e-Flation registrou alta de 2,52% nos preços em sites de comércio eletrônico em agosto, superando a inflação de 1,39% no mês passado. Essa foi a segunda alta mensal em 2012. Em agosto de 2011, o indicador apresentou deflação de 1,06%.

No ano, o indicador acumula deflação de 3,81% e de 4,82% em 12 meses encerrados em agosto ante igual período de 2011, conforme o Programa de Administração do Varejo (Provar) da Fundação Instituto de Administração (FIA), em parceria com a Felisoni Consultores Associados e com a Íconna Monitoramento de Preços no e-commerce.

Oito categorias contribuíram para a inflação observada em agosto: informática (+0,86%), eletrodomésticos (+0,63%), "Perfumes e Cosméticos (+0,32%)", "Eletroeletrônicos" (+0,24%), cine e foto (+0,21%), medicamentos (+0,16%), livros (+0,13%) e brinquedos (+0,06%). As únicas categorias que registraram deflação foram telefonia e celulares (-0,01%) e CDs e DVDs (-0 09%).

"Não caracterizaria o momento de tendência de crescimento da inflação, mas de maior instabilidade dos preços. O e-Flation começou a variar mais nos últimos meses. Isso demonstra uma instabilidade maior por parte do consumidor aliada à redução da capacidade de previsão por parte dos varejistas", ressaltou Claudio Felisoni, presidente do conselho do Provar/FIA.

O e-Flation é medido a partir da segunda quinzena do mês anterior e a primeira do mês de referência. Os itens que compõem a cesta de cada uma das categorias são aqueles que, sendo os mais anunciados entre os sites mais procurados, resultam no que se chama de 'campeões de vendas'.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)