Com 68 mil passageiros atendidos desde sua inauguração, o Aeroporto Presidente Itamar Augusto Cautieiro Franco, localizado entre os municípios de Goianá e Rio Novo, na Zona da Mata, completou, no mês de agosto, um ano de operação de voos comerciais. Agora, novos desafios serão assumidos com a preparação para o transporte de cargas nacionais e internacionais.
"Na logística de Minas não contamos com portos marítimos. Então, associamos rodovias a aeroportos para atender à infraestrutura dos municípios. Somos, segundo a Anac, o estado da União com o maior número de aeroportos públicos homologados, totalizando 93, e o Presidente Itamar Franco é o único administrado pelo Governo de Minas. Com a conclusão dos últimos ajustes para o uso integral da pista em voos noturnos, o transporte de cargas vai ganhar um grande impulso, contribuindo para o desenvolvimento da região", comentou o secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas, Carlos Melles.
Operação e infraestrutura
Com quatro voos diários, a Azul Linhas Aéreas opera no sentido Campinas (Aeroporto Viracopos) – Goianá (Aeroporto Itamar Franco) às 8h25 e às 16h25. No sentido inverso, os voos partem às 11h05 e às 18h15. A taxa média de ocupação das aeronaves, que têm capacidade para 68 passageiros, é de 85%.
O aeroporto possui a segunda maior pista para pouso de Minas Gerais (2.530 metros), compete em extensão com a pista do Aeroporto Internacional Tancredo Neves, localizado em Confins (3.000 metros). Conta ainda com toda infraestrutura de combate a incêndios, com caminhões especiais, importados da França; equipe de brigada treinada; e preparação do terminal para as atividades de transporte de cargas domésticas e de passageiros. O próximo passo para a melhoria da qualidade dos serviços oferecidos será a internacionalização do aeroporto no transporte de cargas.
O Aeroporto é gerenciado pela Multiterminais Alfandegados do Brasil Ltda, empresa especializada em logística. Contratada com a tarefa de atrair a distribuição de cargas e realizar administração, conservação e operação deste terminal aéreo, atua desde abril de 2011.
Hub logístico
Para o diretor adjunto da Multiterminais, Denilson Duarte, dois fatores encontrados no aeroporto contribuem para os bons resultados esperados na operação e na sua efetivação como hub logístico, atendendo à região e ao país: presença de uma demanda reprimida de passageiros e localização privilegiada. “Neste primeiro ano de operação, percebemos que cerca de 47% dos passageiros são oriundos das mais diversas cidades da Zona da Mata e Campo das Vertentes, e não somente de Juiz de Fora, cidade polo mais próxima”, comentou Denilson Duarte.
“Para o futuro, quando as operações de cargas estiverem em maior escala, a localização geográfica do aeroporto será o grande diferencial, pois o mesmo encontra-se em uma posição central do país, o que permitirá receber e distribuir, com eficiência, os mais diversos tipos de cargas aéreas. E para os passageiros, está, aproximadamente, de 30 a 40 minutos dos grandes aeroportos, como Confins e Galeão”, finalizou o diretor.
Acesso rodoviário
O Governo de Minas vem dando atenção especial à infraestrutura rodoviária de acesso ao Aeroporto Presidente Itamar Franco, que receberá investimentos para obras de melhorias, implantação e pavimentação.
Em anúncio feito pelo governador Antonio Anastasia de um pacote de obras do Programa Caminhos de Minas, a ligação do entroncamento da BR-040 (Barreira do Triunfo) à MG-353 (distrito de Joaquim Ferreira) foi contemplada. Com 13,8 km, o trecho será pavimentado e a obra já está contratada. Serão realizados trabalhos de desapropriação precedentes ao início das obras, que evitarão que o tráfego pesado de caminhões entre em Juiz de Fora.
Já para o trecho que liga o distrito de Joaquim Ferreira até o aeroporto, com 25,2 km, o projeto de engenharia encontra-se em execução. Após a conclusão do mesmo, a obra poderá ser licitada.