Com a quarta alta seguida, o Ibovespa fechou com ganhos de 1,74% no pregão desta terça-feira, aos 59.422 pontos. O mercado esteve mais otimista na sessão apesar do anúncio do pacote de redução de custos de energia pelo governo federal. O índice esteve descolado das bolsas internacionais, que apresentaram altas bem mais tímidas. O giro financeiro foi de R$ 7,29 bilhões. Aguardando reunião do Federal Open Market Committee (Fomc), que ocorrerá na próxima quinta-feira, o dólar comercial fechou em queda de 0,30%, terminando a R$ 2,0165 na venda. Esta foi a quarta queda seguida da divisa-norte americana.
Com a agenda econômica com poucos indicadores, saltou aos olhos dos investidores o detalhamento do pacote de energia elétrica feito pelo governo, que impactaram negativamente as ações do setor, mas devem trazer competividade à indústria nacional. A presidente da República, Dilma Rousseff, anunciou o corte nos custos de energia para o consumidor final e doméstico. Cabe ressaltar que as ações das elétricas vem sofrendo nas últimas semanas, desde que começaram as especulações sobre os cortes nos preços e também devido ao sistema de renovação de concessões.
Além do front nacional, o mercado seguem ainda na expectativa pela decisão da corte alemã sobre a legalidade do European Stability Mechanism (ESM), que ocorrerá na próxima quarta-feira, e pela reunião do Fomc, quando podem ser anunciados novos estímulos monetários.
Com InfoMoney