A Bolsa de Valores de Nova York fechou a terça-feira em leve alta, em um mercado à espera de que o Federal Reserve (Fed, o banco central dos Estados Unidos) anuncie novas medidas de estímulo para a economia na reunião de quinta-feira. De acordo com dados definitivos de fechamento, o Dow Jones Industrial Average subiu 0,52%, para 13.323,36 unidades, e o termômetro da tecnologia, Nasdaq, fechou praticamente estável, com leve ganho de 0,02%, para os 3.104,53 unidades.
Já o índice ampliado Standard and Poor's 500 subiu 0,31%, para 1.433,56 unidades. "O mercado, na ausência de indicadores importantes, foi sustentado pela expectativa sobre novas ações de política monetária do Fed", afirmou Jack Ablin, da Harris Private Bank, que destacou os frágeis volumes de negócios.
"A reunião de política monetária do Fed, programada para quarta e quinta-feira, é uma das mais importantes destes últimos meses", explicou Lindsey Piegza, da FTN Financial. Após um relatório sobre emprego muito negativo na semana passada, que mostrou uma queda da população economicamente ativa nos Estados Unidos, a maior parte dos investidores "espera pelo anúncio de uma terceira rodada de alívio quantitativo", disse o analista.
"O mercado foi impulsionado por dados econômicos nos Estados Unidos, que mostraram que o déficit comercial foi mais baixo que o previsto e que a confiança das pequenas empresas melhorou mais do que o esperado", disseram analistas da Charles Schwab. No mercado obrigatório, cujos rendimentos evoluem em sentido contrário aos preços, os rendimentos do bônus do Tesouro com vencimento a 10 anos subiu a 1,695%, contra 1,683% de segunda-feira. Já o papel a 30 anos subiu a 2,846%, contra 2,842%.