(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Unctad está preocupada com fim do ciclo de commodities


postado em 12/09/2012 14:29

A Conferência das Nações Unidas para Comércio e Desenvolvimento (Unctad, na sigla em inglês) está preocupada com o fim do longo ciclo de commodities, que poderá prejudicar os países mais dependentes da exportação de matérias-primas.

Nesta quarta-feira, em entrevista em videoconferência para jornalistas no Rio de Janeiro para apresentar o Relatório de Comércio e Desenvolvimento da Unctad, Alfredo Saad Filho, economista da instituição, disse que o documento "indica que a volatilidade do preço das commodities, no contexto de crescimento global mais lento, sugere que o superciclo de commodities pode estar terminando e sugere que os países produtores de commodities não devem se arriscar e supor que os bons tempos vão durar para sempre".


Segundo o economista, os produtores "não podem ser complacentes em relação a políticas de diversificação econômica em geral, e políticas de industrialização em particular".

Embora o Brasil seja tipicamente um grande produtor de commodities, Saad disse que a principal preocupação da Unctad está voltada para países mais pobres da África, extremamente dependentes das matérias-primas, tantos em termos das contas externas quanto das contas fiscais.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)