(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Nova fábrica da Panasonic no Sul de Minas vai gerar 400 empregos diretos

Governador participou da inauguração da primeira fábrica de geladeiras da empresa no Brasil, que recebeu investimentos de R$ 200 milhões


postado em 12/09/2012 18:12 / atualizado em 12/09/2012 18:54

(foto: Omar Freire /Imprensa MG )
(foto: Omar Freire /Imprensa MG )
Foi inaugurada oficialmente nesta quarta-feira primeira fábrica exclusiva de linha branca (geladeiras, lavadoras, fogões e micro-ondas) da Panasonic no Brasil, em Extrema, Sul de Minas. Com investimentos de R$ 200 milhões, a planta industrial tem uma área de 170 mil metros quadrados e vai gerar cerca de 400 empregos diretos.

O primeiro produto a ser fabricado em Extrema é o refrigerador NR-BB51P (com capacidade de 423 litros), com tecnologias que reduzem o consumo de energia, e que estará nas lojas a partir de outubro. No próximo ano, a Panasonic deve iniciar a produção de máquinas de lavar.

Aço e Tecnologia

O governador Antonio Anastasia disse, em seu pronunciamento durante a inauguração, que a fábrica da multinacional japonesa reflete o grande esforço do Governo de Minas em agregar valor a produtos tradicionais como o minério de ferro e o aço, para que os mineiros tenham mais empregos de qualidade.

“Hoje, temos o minério de ferro transformado em aço e usado na linha branca, como também acontece na indústria automobilística, na região metropolitana de Belo Horizonte, na fabricação de helicópteros, em Itajubá, em locomotivas, em Sete Lagoas, e em outras tantas indústrias. Esse é o grande esforço do nosso governo: permitir que Minas Gerais tenha uma economia cada vez mais competitiva, agregando valor aos produtos. Esta fábrica da Panasonic em Extrema reflete, como nenhuma outra, o nosso grande esforço, porque aqui temos tecnologia, empregos de qualidade, a cadeia produtiva completa”, afirmou o governador.

Antonio Anastasia foi recebido pelo diretor geral da Panasonic Corporation para a América Latina, Hidetsugu Uji, pelo presidente da Panasonic do Brasil, Hirotaka Murakami, e pelo vice-presidente da empresa, Ichiu Shinohara. Juntos eles visitaram a linha de produção.

O governador de Minas lembrou que a data de inauguração da Panasonic é um dia festivo para Minas Gerais, porque 12 de setembro é aniversário de nascimento do presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira (1902-1976). “JK foi um homem à frente de seu tempo, porque conseguiu realizar, em cinco anos, um processo vigoroso de industrialização e interiorização do desenvolvimento no Brasil. Tenho certeza que se estivesse vivo iria aplaudir essa fábrica da Panasonic”, afirmou Anastasia.

Fábrica sustentável

O diretor geral da Panasonic Corporation para a América Latina, Hidetsugu Uji, disse que a planta de Extrema foi construída dentro do conceito Eco Ideas, cujo objetivo é minimizar os impactos da produção no meio ambiente. Graças a essa tecnologia de ponta, será possível, por exemplo, reduzir a emissão de gás carbono (CO²), reutilizar a água da chuva no processo produtivo e reciclar quase 100% do material utilizado na produção.

“Em 2018, quando o conglomerado completará o seu primeiro centenário, temos a meta de nos tornar a empresa número 1 em inovação verde da indústria de eletrônicos”, disse o diretor.

No encerramento da solenidade, Anastasia participou da cerimônia japonesa Kagami Wari (abrir o espelho), que é realizada nas festividades tradicionais com o objetivo de atrair sorte, prosperidade, felicidade e sucesso. Os convidados, entre eles o vice-governador Alberto Pinto Coelho, a secretária de Estado de Desenvolvimento, Dorothea Werneck, e o presidente do Indi, José Frederico Alvares, receberam um martelo (kizuchi) e quebraram a tampa do barril de madeira (Taru), cheia de saquê, para um brinde.

Sobre a Panasonic

Esta é a terceira fábrica da empresa no Brasil, que já opera em Manaus (AM) - linha marrom (TVs, câmeras fotográficas, filmadoras) e micro-ondas - e em São José dos Campos (SP) - pilhas e baterias. A filial pertence à Panasonic Corporation, atual nome do grupo japonês Matsushita Electric Industrial Co. Ltda, líder mundial nas áreas de desenvolvimento e fabricação de produtos eletrônicos. Este conglomerado teve início em 1918, com Konosuke Matsushita.

Com Agência Minas


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)