A Bolsa de Valores de Nova York fechou em leve alta nesta quarta-feira, influenciada pela aprovação da Corte Constitucional alemã do fundo de resgate europeu e pela espera da decisão do Comitê de Política Monetária do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano), Fomc.
De acordo com dados definitivos de fechamento, o Dow Jones subiu 0,08%, para 13.334,20 unidades, e o Nasdaq ganhou 0,32%, para 3.114,31 unidades. Já o índice ampliado Standard and Poor's 500 subiu 0,21% e encerrou o dia aos 1.436,56 pontos. "A notícia do dia foi a decisão da Corte Constitucional alemã", disse Dan Greenhaus, da BTIG.
Os juízes autorizaram ao presidente alemão, Joachim Gauck, a firmar as leis sobre o futuro Mecanismo Europeu de Estabilidade (MEE) e sobre o Pacto Fiscal, aprovados pelo Parlamento no final de junho, mas bloqueadas por uma série de recursos da Constituição.
Este otimismo sobre a situação da Zona Euro foi reforçado pela expectativa de que o Fed irá anunciar uma maior flexibilização da política monetária", disse Peter Cardillo, da Rockwell Global Capital. Os investidores esperam que depois dos decepcionantes dados de emprego publicados nos Estados Unidos na semana passada, o banco central norte-americano anunciará novas medidas de estímulo após a reunião de dois dias do Comitê de Política Monetária, que termina na quinta-feira.
Os principais recursos esperados são o lançamento de um novo programa de compra de bônus e o prolongamento até meados de 2015 do compromisso de manter as taxas de juros em um nível excepcionalmente baixo. Contudo, Cardillo advertiu que os membros do comitê do Fed "também poderiam adotar uma atitude de espera e que isso implicaria em uma forte queda dos mercados".
No mercado obrigatório, cujos rendimentos evoluem em sentido contrários aos preços, o rendimento dos bônus do Tesouro com vencimento a 10 anos subiu a 1,765%, contra 1,695% de terça-feira. Já os bônus a 30 anos subiram a 2,926%, contra 2,846% na véspera.