A dívida federal da Espanha atingiu um novo recorde de 75,9% do Produto Interno Bruto (PIB) no segundo trimestre, enquanto Madri luta para conter um crescente déficit orçamentário, segundo dados divulgados sexta-feira pelo banco central do país.
A Espanha tem a meta de reduzir seu déficit orçamentário a 6,3% do PIB este ano, apesar da queda na arrecadação de impostos e a alta do desemprego em meio à contração da economia. Em 2011, o déficit espanhol foi equivalente a quase 9% do PIB.
Além disso, Madri precisa ajudar os governos regionais, que estão à beira de um colapso financeiro, e reformar o sistema bancário, que lida com os efeitos de uma bolha imobiliária.
Em junho, o governo espanhol pediu à zona do euro um pacote de resgate, de até 100 bilhões de euros (US$ 129,2 bilhões), para recapitalizar os bancos problemáticos do país. A expectativa é que a Espanha logo seja obrigada a solicitar um programa de ajuda integral.
Segundo dados do BC espanhol, a dívida federal bateu seu recorde anterior em 1996, quando chegou a 67,4% do PIB. A mínima, de 36 3% do PIB, foi registrada em 2007. No ano passado, a relação dívida/PIB ficou em 69,2%. As informações são da Dow Jones.