A Espanha conseguiu captar 4,799 bilhões de euros nesta quinta-feira em uma emissão de títulos a médio e longo prazo, com taxas de juros em queda na operação a 10 anos, considerada um termômetro da confiança dos investidores.
O país, sob pressão dos mercados e de alguns sócios europeus para que solicite um resgate financeiro, negociou os títulos a 10 anos com juros de 5,666%, abaixo do rendimento de 6,647% oferecido na emissão de 2 de agosto.
O Tesouro espanhol aproveitou o momento de calma e a grande demanda (8,6 bilhões de euros) para captar além da margem prevista inicialmente (3,5 a 4,5 bilhões de euros).
Mas foi prudente ao captar mais em títulos com vencimentos em três anos (3,94 bilhões) que em 10 anos (859 milhões), que podem ser mais arriscadas.
A emissão a 10 anos é um teste para a Espanha, que tenta comprovar se o mercado ainda confia no país. A operação foi considerada um sucesso, já que os juros ficaram abaixo da barreira simbólica de 6%, marca considerada insustentável a longo prazo.