No período de janeiro a agosto deste ano R$ 47,5 milhões foram disponibilizados pelo Governo de Minas por meio de linhas de crédito do Banco de Desenvolvimento do Estado de Minas Gerais (BDMG), para fomentar a economia na região do Rio Doce. O valor beneficiou pessoas físicas, prefeituras e empresas privadas. Só para o segmento das micro e pequenas empresas foram direcionados R$ 17,9 milhões.
A Remac Administradora de Consórcio Ltda. acaba de ser uma das empresas beneficiadas pelos recursos disponibilizados pelo BDMG. O dinheiro será aplicado em um novo projeto, com lançamento previsto ainda para este ano. A contadora da empresa, Simone Marília Claudino de Oliveira revela que a administradora sempre utiliza as linhas de crédito do BDMG. “Em 2011, solicitamos crédito para modernização da empresa, aquisição de novos equipamentos, principalmente de informática. Outra parte foi para capital de giro e manutenção do prédio”, relata.
Simone Claudino, que também é presidente do Sindicato dos Contabilistas de Governador Valadares, elenca como vantagens a facilidade de acesso às linhas de créditos e o caráter de fomento do Banco. “Os empréstimos do BDMG têm taxas condizentes com o mercado, mas oferece facilidade no processo. Temos aqui um correspondente bancário através do qual podemos fazer a solicitação, mas também é possível fazer pela internet. E por ser um banco realmente voltado para o desenvolvimento, não pede contrapartida. Nos outros bancos eles exigem que você adquira outro produto, como por exemplo, um seguro. Além disso, o BDMG não me exige fidelidade bancária, posso colocar o recurso no banco que eu quiser, onde eu já tiver conta”, explica.
A Remac Administradora de Consórcio está sediada em Governador Valadares e possui mais de três mil clientes ativos. Atualmente, 13 funcionários trabalham na empresa. De acordo com um estudo do Sebrae que avaliou a atuação das micro e pequenas empresas (MPEs), entre 2000 e 2010, o segmento é responsável por 53,3% dos empregos gerados no País.
A empresária Claudiceli Maria Andrade Rocha, de Guanhães, também contou com a parceria do BDMG para expandir seus negócios. Há três anos proprietária da loja Rabo de Saia, em 2011 a empresária utilizou financiamento do BDMG para expandir o negócio. “Incrementei as vendas, investi na capitalização da empresa. O volume de venda aumentou consideravelmente”, revela a empresária salientando que com a expansão da empresa o número de funcionários aumentou de três para cinco pessoas.
Com Agência Minas