Por vantagens e significativos descontos oferecidos, os sites de compras coletivas estão se transformando em canais favoritos para o consumidor, mas ainda não garantem um atendimento eficiente e correto. Dados do Procon-SP, divulgados nesta sexta-feira, revelam que as reclamações subiram 400% no primeiro semestre deste ano em relação ao mesmo período de 2011. O órgão também apurou que houve aplicação de R$ 250 mil em multas a empresas do setor, também no primeiro semestre. As principais reclamações são por não entrega do produto, entrega do produto diferente do pedido e entrega de produtos com defeito.
O campeão de queixas é o Groupon, em seguida o Clickon, Peixe Urbano, Caldeirão de Ofertas, Privália, Clube do Desconto, Tripz e Pesca Coletiva. Diante das denúncias feitas pelos consumidores, o órgão convocou as empresas para assumirem compromisso com o consumidor de reduzir as queixas e aumentar o índice de solução. De acordo com o Procon, os sites Peixe Urbano, Clickon e Groupon já se comprometeram em reduzir a demanda de reclamações.
O consumidor que tiver dúvidas ou quiser fazer uma reclamação, pode procurar o Procon de sua cidade ou um dos canais de atendimento da Fundação.
Faturamento
Somente no primeiro semestre deste ano, o mercado de compras coletivas nacional faturou R$ 731,7 milhões, segundo levantamento do InfoSaveMe, ferramenta que monitora o mercado de compras coletivas. Dentre os mercados locais, Belo Horizonte ocupa a quarta posição no ranking de faturamento, atrás de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. De janeiro a junho de 2012, as compras coletivas movimentaram na cidade mineira um montante de R$ 20,5 milhões, gerando mais de R$ 56,2 milhões de economia aos consumidores. No total, foram 437.901 cupons vendidos com descontos para estabelecimentos e serviços da cidade, com ticket médio de R$ 46,95.
Passagens aéreas, cruzeiros e hospedagens com descontos representaram a principal fonte de ganhos do setor de compras coletivas no primeiro semestre deste. No período, foram R$ 194,6 milhões arrecadados pelo setor de "Hotéis e Viagens", ou 26,6% do faturamento desse segmento online. Os resultados devem-se especialmente ao valor de tíquete médio das ofertas, o mais alto do mercado, com média de R$ 349,25.