O consumidor voltou a demonstrar mais confiança neste mês. É o que revelou nesta segunda-feira a Fundação Getúlio Vargas (FGV), ao divulgar o Índice de Confiança do Consumidor (ICC), que mostrou alta de 1,4% em setembro ante o mês anterior, após cair 1% em agosto ante julho, na série com ajuste sazonal.
Com o resultado, o desempenho do indicador, que é calculado dentro de uma escala de até 200 pontos - sendo que, quanto mais próximo de 200, maior o nível de confiança do consumidor -, foi de 120,4 pontos para 122,1 pontos de agosto para setembro. Em seu comunicado, a FGV informou que a maior contribuição para a alta do ICC veio da melhora na percepção atual e das perspectivas futuras para o estado geral da economia.
O ICC é dividido em dois indicadores. O Índice de Situação Atual (ISA) mostrou alta de 2,2% este mês, após mostrar queda de 1,4% em agosto. Já o Índice de Expectativas (IE) subiu 1,8% em setembro, depois de apresentar alta de 0,3% em agosto.
Ainda segundo a FGV, o ICC subiu 5,9% em setembro na comparação com igual mês em 2011. No mês passado, o indicador nesta comparação havia subido 1,4% ante agosto de 2011.
O levantamento abrange amostra de mais de 2.000 domicílios, em sete capitais, com entrevistas entre os dias 31 de agosto e 19 de setembro.