Os bancários em greve e a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) têm nesta terça-feira, às 16h, mais uma reunião. A nova rodada de negociações será feita após uma semana de greve, iniciada no último dia 18.
Ontem, o Sindicato dos Bancários de Belo Horizonte e Região informou que 84% das agências da Caixa, 78% das agências do Banco do Brasil e 119 agências privadas não funcionaram. No país, foram 9.386 agências fechadas, segundo a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT). Dados do Banco Central apontam que há 21.713 agências bancárias no país, ou seja, 43% das agências ficaram com as portas fechadas na segunda. Na sexta-feira (21), haviam paralisado as atividades os funcionários de 9.092 unidades no país.
Antes da greve, a Fenaban propôs reajuste salarial de 6% (0,58% de aumento real), mas os trabalhadores rejeitaram a proposta. Os bancários reivindicam reajuste salarial de 10,25% (aumento real de 5%), piso salarial de R$ 2.416,38 (atualmente é R$ 1,4 mil), participação nos lucros e resultados de três salários mais R$ 4.961,25 fixos, plano de cargos e salários, elevação para R$ 622 nos valores do auxílio-refeição, da cesta-alimentação, do auxílio-creche/babá e da décima terceira cesta-alimentação, além da criação do décimo terceiro auxílio-refeição.
Alternativas
O consumidor pode pagar suas contas pelo telefone, pela internet ou pelos caixas eletrônicos. O Procon ressalta a importância de se imprimir os documentos que comprovem a transação ou de anotar o número do protocolo se a quitação for feita pelo telefone. Se essas alternativas não forem possíveis, o consumidor deve entrar em contato com o fornecedor para saber se existem outras maneiras de quitar o débito ou se a data de vencimento não pode ser prorrogada. O Procon lembra que outra opção é fazer o pagamento diretamente na empresa.
As contas de serviços públicos como água, luz e telefone podem ser pagas em casas lotéricas e em alguns supermercados. Conforme o Procon, é responsabilidade do fornecedor viabilizar meios para o pagamento. Caso não disponibilize, não poderá impor ao cliente qualquer penalidade pelo atraso no pagamento, como multa e juros. Se forem cobrados juros e multa indevidos, o consumidor deve fazer sua reclamação no Procon municipal e no Banco Central, pelo telefone 0800-9792345. (Com Agência Brasil)
Ontem, o Sindicato dos Bancários de Belo Horizonte e Região informou que 84% das agências da Caixa, 78% das agências do Banco do Brasil e 119 agências privadas não funcionaram. No país, foram 9.386 agências fechadas, segundo a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT). Dados do Banco Central apontam que há 21.713 agências bancárias no país, ou seja, 43% das agências ficaram com as portas fechadas na segunda. Na sexta-feira (21), haviam paralisado as atividades os funcionários de 9.092 unidades no país.
Antes da greve, a Fenaban propôs reajuste salarial de 6% (0,58% de aumento real), mas os trabalhadores rejeitaram a proposta. Os bancários reivindicam reajuste salarial de 10,25% (aumento real de 5%), piso salarial de R$ 2.416,38 (atualmente é R$ 1,4 mil), participação nos lucros e resultados de três salários mais R$ 4.961,25 fixos, plano de cargos e salários, elevação para R$ 622 nos valores do auxílio-refeição, da cesta-alimentação, do auxílio-creche/babá e da décima terceira cesta-alimentação, além da criação do décimo terceiro auxílio-refeição.
Alternativas
O consumidor pode pagar suas contas pelo telefone, pela internet ou pelos caixas eletrônicos. O Procon ressalta a importância de se imprimir os documentos que comprovem a transação ou de anotar o número do protocolo se a quitação for feita pelo telefone. Se essas alternativas não forem possíveis, o consumidor deve entrar em contato com o fornecedor para saber se existem outras maneiras de quitar o débito ou se a data de vencimento não pode ser prorrogada. O Procon lembra que outra opção é fazer o pagamento diretamente na empresa.
As contas de serviços públicos como água, luz e telefone podem ser pagas em casas lotéricas e em alguns supermercados. Conforme o Procon, é responsabilidade do fornecedor viabilizar meios para o pagamento. Caso não disponibilize, não poderá impor ao cliente qualquer penalidade pelo atraso no pagamento, como multa e juros. Se forem cobrados juros e multa indevidos, o consumidor deve fazer sua reclamação no Procon municipal e no Banco Central, pelo telefone 0800-9792345. (Com Agência Brasil)