O Google é a empresa mais influente do Brasil, segundo o estudo Thought Leaders realizado pela Ideal e TLG. Diferente de outros países, o ranking brasileiro das 20 mais influentes tem como melhores colocadas as empresas estrangeiras. As marcas do setor de tecnologia e internet lideraram o ranking: atrás do Google aparecem a Apple, Microsoft e o Facebook.
Entre as vinte, apenas as nacionais Petrobras, O Boticário, Natura, Vale, TAM, Correios e Banco do Brasil foram citadas. Empresas internacionais bem colocadas em outros países ficaram de fora do ranking brasileiro, como o Twitter e a Amazon. O resultado pontua que a receptividade do Google entre os brasileiros é muito maior do que nos outros países por onde o estudo já passou, como os Estados Unidos, Reino Unido e Índia.
Para mais de 80% dos entrevistados, o principal atrativo para a empresa ser considerada líder e influente é a confiança das pessoas. A pesquisa mostra que o fator confiança foi apontado como um elemento crítico que dá à empresa uma abertura para operar e crescer no país.
Baixo desempenho nacional
As marcas nacionais não apresentaram bons resultados no ranking brasileiro, o que sugere que elas não estão sendo bem-sucedidas no gerenciamento de sua reputação como suas concorrentes internacionais.
Nos índices da Europa, EUA e Ásia, a presença de companhias locais foi muito maior, ocupando ao menos metade do ranking. Porém, esse cenário poderá se reverter com o aumento do poder econômico dos brasileiros associado à Copa do Mundo de 2014 e aos Jogos Olímpicos de 2016. Assim, as empresas locais terão maiores oportunidades para alavancar sua reputação.
Veja as 20 empresas mais influentes do Brasil:
Com InfoMoney