O setor supermercadista mineiro apresentou expansão de 6,62% no faturamento real nos oito primeiros meses deste ano. De acordo com a Associação Mineira de Supermercados (AMIS), este resultado é descontado a inflação do período calculada pelo IPCA/IBGE. Em agosto de 2012, sobre igual mês de 2011, o resultado foi de 5,02%.
A pesquisa da AMIS aponta ainda uma expansão de 2,95% no mês de agosto de 2012 sobre julho também deste ano. Na comparação com o mês anterior, o resultado de agosto é o segundo melhor do ano, perdendo apenas para o mês de março ante a fevereiro, quando a expansão foi de 6,20%.
Entre os principais motivos para o crescimento, na opinião dos empresários pesquisados está a aposta em promoções para aquecer as vendas num mês que tradicionalmente é de demanda menor. Outro motivo é a volta das férias de julho principalmente nas cidades maiores. Com o resultado positivo em agosto, a projeção para os resultados de setembro é de estabilidades nas vendas, exatamente pela base alta de comparação.
Todas as regiões apresentaram variação positiva no mês de agosto, em relação a julho. A exceção foi o Triângulo /Alto Paranaíba que variou negativamente em 0,29%.
Variação regional
MG
2,95%
Central
3,81%
Centro-Oeste
2,23%
Norte
3,07%
Rio Doce
2,04%
Sul
1,20%
Triângulo/A. Paranaíba
-0,29%
Zona da Mata
3,34%