A redução de impostos dos smartphones fabricados no Brasil será de até 25%, informou o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, durante evento da Embratel. O decreto, que tratará do assunto, prevê isenção de 9,25% do imposto Pis/Cofins (Programa de Integração Social / Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social) e de 15% do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), sendo que sua aprovação deverá ser em outubro. Com a isenção de impostos para o varejista, o preço dos aparelhos também deve cair, acredita Bernardo.
O ministro informou ainda que os smartphones poderão ser encontrados com preço em torno de R$ 200 antes do fim do ano. No entanto, Bernardo classificou esses celulares como “webphones”, onde o usuário tem acesso à internet e às redes sociais, mas com aplicações limitadas.
O compartilhamento de antenas para o acesso móvel a internet está prevista para entrar em prática ainda este ano e valerá tanto para as novas antenas instaladas, quanto para locais que necessitem de instalação de cabos das empresas.
Com InfoMoney