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Estado de Minas

Rotas do futebol nos voos em Minas

Aeródromos que serão usados na Copa das Confederações e no Mundial de 2014 são definidos. No estado, são 10 unidades


postado em 29/09/2012 06:00 / atualizado em 29/09/2012 07:07

A Secretaria de Aviação Civil (SAC) definiu os aeródromos (aeroportos de pequeno porte) que serão usados na Copa das Confederações e na Copa do Mundo em 2014. A lista com 102 opções de aeroportos foi entregue ontem ao Grupo Executivo da Copa (Gecopa) e estabelece as unidades escolhidas para cada cidade-sede de acordo com o tipo de aviação. Em Minas, foram selecionados 10 aeródromos, sendo que o Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, é opção de pouso e decolagem para quatro cidades-sede.

A listagem separa os aeródromos em duas categorias: destino e alternativo. Os primeiros são as unidades escolhidas para, de fato, receber os voos, enquanto os demais servem como opção para caso de problemas meteorológicos e outros problemas que possam afetar um aeroporto. Além disso, é feita uma segunda divisão de acordo com as características do voo: doméstico, internacional, avião geral (transporte fretado) ou VIP (transporte de autoridades, delegações e chefes de Estado).

Belo Horizonte, que será sede de nove partidas dos dois eventos futebolísticos, tem na lista de aeroportos nove unidades, sendo cinco oficiais e quatro alternativos. O Parque Aeronáutico de Lagoa Santa receberá os voos classificados como VIPs. No aeroporto de Confins serão voos domésticos e internacionais. O Aeroporto Carlos Drummond de Andrade, na Pampulhas, terá voos domésticos e de aviação privada. Ipatinga e Carlos Prates, somente privada.

Além desses, também poderão ser usados como rotas alternativas os aeródromos de Araxá e Juiz de Fora (para voos privados); Uberlândia (domésticos) e o Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão), no Rio de Janeiro (para voos domésticos e internacionais). Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo também incluíram Confins na lista de opções e Uberlândia e Uberaba podem ser usados por Brasília como rota alternativa.

Critérios adotados

A seleção foi feita em parceria com o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), do Comando da Aeronáutica do Ministério da Defesa, e considerou critérios específicos para cada tipo de aviação. No caso da regular (internacional e doméstica), foram considerados três fatores principais: distância máxima de 250 quilômetros da cidade-sede dos jogos; a existência de um terminal de passageiros e também de uma pista de pouso com extensão superior a 1,5 mil metros. Assim, no caso de alguma condição meteorológica adversa ou por motivos de gerenciamento de locais para estacionamento, a aeronave poderá aguardar ou pernoitar em um aeroporto alternativo.

No caso da aviação geral, foram selecionados aeródromos, públicos ou não, com raio de até 500 quilômetros de distância das cidades-sede. Além disso, foram observados ainda critérios como pista com mais de 1,3 mil metros e com resistência superior a PCN 7 (classificação de resistência do pavimento da pista).


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