O presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central dos Estados Unidos), Ben Bernanke, disse nesta segunda-feira que a decisão do Banco Central Europeu (BCE) de comprar dívida permite "ganhar tempo" contra a crise na Europa e que os Estados da Zona Euro deveriam aproveitar para atuar.
"O BCE fez coisas muito construtivas para tentar manter a calma nos mercados, ao menos por um tempo", disse Bernanke, "mas estas ações não resolverão os problemas (da Europa) e simplesmente permitem ganhar tempo", completou.
Bernanke, que estava respondendo a perguntas após um discurso em Indianápolis (Indiana, centro), referiu-se em particular ao novo programa de recompra de dívida dos Estados anunciado em setembro por seu homólogo europeu, o italiano Mario Draghi.
"Enquanto o BCE concede tempo, é muito importante que os governos europeus atuem juntos para realizar as mudanças estruturais necessárias", que permitam à Zona Euro sair da crise, disse o presidente do Fed, durante comentários que foram transmitidos ao vivo pela CNBC.
"Estamos muito confiantes de que os países europeus estão à altura deste desafio", disse Bernanke, enfatizando que "seguimos muito atentamente a situação da Europa", que foi fonte de preocupação para a economia norte-americana.
O Banco Central Europeu (BCE) anunciou na quinta-feira compras ilimitadas de bônus da dívida soberana com vencimentos entre um e três anos, de países da Zona Euro que o solicitarem, sob estritas condições, para enfrentar uma crise que paralisa a região e preocupa o mundo.