(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Economista-chefe do FMI diz que crise vai durar até 2018


postado em 03/10/2012 14:08

Para o economista-chefe do Fundo Monetário Internacional (FMI), Olivier Blanchard, a crise financeira e econômica que começou em 2008 será superada em pelo menos uma década. A declaração foi feita ao portal econômico húngaro "portfolio.hu", em entrevista publicada nesta quarta-feira.
"Ainda não podemos falar de uma década perdida, mas desde a explosão da crise, deverá passar, pelo menos, dez anos para que a economia mundial saia dela", disse Blanchard.


O responsável pelo FMI também advertiu que reduzir demais a dívida pode afogar a economia. Ao mesmo tempo, o economista disse que "não é somente necessário, mas aconselhável que a inflação da Alemanha seja mais alta", o que aumentaria os salários reais da população e, assim, seu poder aquisitivo.

Olivier Blanchard também ressaltou que nos países centrais a inflação deveria ficar acima dos 2% - estes previstos pelo Banco Central Europeu (BCE) - enquanto na periferia europeia teria que estar abaixo. Para o economista, o equilíbrio será mantido "graças às condições gerais da demanda e o compromisso do BCE com a estabilidade dos preços".  Blanchard ressaltou que outras regiões do mundo também enfrentam grandes desafios, como os EUA, Japão e China.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)