As novas regras para obtenção de visto de entrada nos Estados Unidos, em vigor há quatro meses, já conseguiram encurtar as filas nos três consulados (Rio de Janeiro, São Paulo e Recife) e na embaixada em Brasília, apesar do aumento do volume de pedidos nesse período. Neste ano, até agosto, brasileiros já encaminharam 1 milhão de solicitações às representações diplomáticas norte-americanas, antecipando em três meses a marca atingida em todo o ano de 2011.
Com isso, o Brasil se consolidou no terceiro lugar no rol dos atendimentos das missões consulares dos EUA, superado apenas por México e China. Hoje, com 10% dos documentos emitidos pelo Departamento de Estado em todo o mundo, os cidadãos do país são prioridade para o governo norte-americano.
“O crescimento do número de autorizações para o Brasil este ano, de 32% sobre 2011, é impressionante. Para se ter uma ideia, elas atingiram patamar três vezes maior ao de 2007, em um período muito curto”, disse, ao Correio, a secretária para assuntos consulares da embaixada norte-americana, Janice Jacobs. Segundo ela, graças a processos mais ágeis, que permitem o preenchimento de fichas e o agendamento de entrevistas pela internet, além de investimento em equipamentos e pessoal de atendimento, o tempo de espera caiu pela metade, para um ou dois dias.