(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Profissionais técnicos continuam no topo das demandas das empresas

Segundo o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), entre 70% e 80% dos alunos formados no estado são absorvidos pelo mercado. Suape é um dos principais concentradores desta mão de obra


postado em 07/10/2012 15:16

O mercado de trabalho está de braços abertos para pessoas com formação técnica. Segundo a pró-reitora de ensino do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE), Edilene Guimarães, o número de profissionais que a instituição forma não tem sido suficiente para atender à demanda do estado. “Há alguns cursos, por exemplo, em que as empresas procuram alunos para estágio e não temos mais quem enviar”, diz.

Já a gerente da divisão de educação profissional do Serviço Nacional da Indústria em Pernambuco (Senai-PE), Claudia Orvain, conta que de 70% a 80% dos alunos são absorvidos assim que se formam. Mas quais cursos estão sendo mais requisitados pelas indústrias? E onde encontrá-los?

De acordo com a pró-reitora de ensino do IFPE, o curso técnico de segurança do trabalho é um dos que têm estado mais em voga. “De uns tempos para cá se tornou obrigatório ter esse tipo de profissional nas obras, o que fez a demanda subir significativamente”, afirma. Ela destaca também os cursos oferecidos pelo instituto no campus de Ipojuca, que são voltados para suprir as necessidades do Complexo Industrial Portuário de Suape. Para quem deseja trabalhar no polo, os cursos mais indicados são técnico em automação industrial, construção naval e eletroquímica.

Para quem mora no Recife, os cursos técnicos mais requisitados pelo mercado são os de edificações e os de mecânica. Já para quem deseja atuar no interior, uma boa opção pode ser o técnico em agroindústria, disponíveis nos campus do IFPE em Afogados da Ingazeira, Barreiros e Belo Jardim.

A gerente do Senai-PE, instituição que faz pesquisas constantemente a fim de averiguar as demandas da indústria local, fala que os técnicos mais requisitados hoje em dia são os formados nas áreas de soldagem, eletromecânica e eletrotécnica. O grosso das vagas oferecidas pelo Senai está na Região Metropolitana do Recife (RMR), onde o desenvolvimento se concentra. São oferecidas 2.420 chances na RMR, enquanto no Sertão o número cai para 735.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)