(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Produção de laranja deve diminuir 4% ante 2011


postado em 09/10/2012 11:11

A produção nacional de laranja deve ter uma queda de 4% este ano em relação a 2011, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O Levantamento Sistemático da Produção Agrícola de setembro estima a safra da fruta em 19.032.285 toneladas, o equivalente a 466,5 milhões de caixas de 40,8 kg. O resultado é ainda 4,4% inferior à previsão feita em agosto.

"Tínhamos excesso de produção de suco concentrado congelado. Com a crise na Europa, europeus cancelaram as importações. E também teve um embargo externo contra o nosso suco de laranja por causa da presença de um produto que eles mesmos fabricam. Era aprovado mas deve ter deixado de ser", explicou Mauro Andreazzi, gerente da Coordenação de Agropecuária do IBGE.


São Paulo é o maior produtor do País, com uma fatia de 76,1% da produção nacional. O Estado estima uma queda de 5,5% na safra em 2012 ante 2011. Segundo o IBGE, ainda há problemas fitossanitários como CVC (Clorose Variegada dos Citros), a pinta-preta, a leprose, o cancro cítrico e o "greening", doença bacteriana que causou grandes problemas à citricultura chinesa.

Mas foi o excesso de estoques nas indústrias que impediu a comercialização das frutas. "Passaram a comprar pouco, então não ficou economicamente viável colher. Os produtores deixaram a laranja ficar no pé. Não compensava contratar mão de obra pra colher, porque colheita é manual. Deixaram a fruta apodrecer no pé", lamentou Andreazzi.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)