Clientes da NET ficaram ontem sem internet em São Paulo por até duas horas e meia por conta de uma pane nos serviços da companhia. A empresa alega que a interrupção do serviço foi causada por dois incidentes que ocorreram de forma simultânea.
De acordo com a companhia, um acidente com um caminho na Avenida Sapopemba, na zona leste de São Paulo, rompeu cabos ópticos da operadora por volta das 11h30. A empresa informou que a infraestrutura de "back up" - usada em caso de falha da principal - também teria sofrido vandalismo por volta do mesmo horário. Um comunicado divulgado pela companhia informava que o segundo incidente provavelmente foi uma busca de fios de cobre para furto. "Um cabo de fibra óptica foi cortado sem remoção", explicou a nota da NET.
A companhia informou ainda que, uma vez detectado o problema, "as equipes técnicas foram imediatamente acionadas". A empresa afirma ainda que o serviço em parte das residências afetadas foi restabelecido "imediatamente", embora admita que parte dos clientes tenha ficado sem acesso à internet até as 14h, quando as rotas principais de transmissão de dados foram totalmente recuperadas.
Os usuários que tentaram acionar a central da NET também enfrentaram dificuldades para conseguir atendimento. A empresa afirma que as dificuldades foram reflexo do plantão de feriado, quando normalmente um número menor de atendentes está disponível para a solução de problemas de usuários, pois a demanda de chamadas diminui.