O ministro de Finanças da França, Pierre Moscovici, disse neste sábado que tem esperanças que os problemas da Grécia e da Espanha serão resolvidos nas próximas semanas, o que deve acalmar os mercados financeiros e melhorar a perspectiva para a economia da zona do euro.
Em relação à Grécia, Moscovici disse que a discussão sobre o relaxamento nos termos do pacote internacional de resgate recebido pelo país só poderá ocorrer após o relatório da troica de credores - formada por FMI, Banco Central Europeu (BCE) e Comissão Europeia - que dirá se o país está adotando os esforços necessários para consertar as finanças públicas.
Se essa for a avaliação da troica, a França poderá apoiar a proposta do FMI para dar à Grécia um prazo de mais dois anos para cumprir as metas fiscais. "Se essa sugestão for feita pela troica, nós certamente poderemos apoiá-la", disse Moscovici.
Já no caso da Espanha, o ministro francês se recusou a comentar se o país deveria pedir um resgate internacional. "Depende da Espanha decidir se e quando um programa - cuja natureza ainda precisa ser decidida - pode e deve ser solicitado".