Os contratos futuros do petróleo estão operando em ligeira baixa nesta segunda-feira, com preocupações sobre o nível de atividade mundial pesando mais que o sentimento dos investidores em relação à demanda pela commodity.
"A formação do preço do petróleo tem sido um embate entre o risco geopolítico e a divulgação de dados macroeconômicos fracos", comentou Torbjorn Kjus, analista da DnB NOR. "Esperamos que isso continue."
Na sexta-feira (12), a Agência Internacional de Energia (AIE) disse em relatório que o aumento da oferta de petróleo e a queda na demanda podem levar à redução dos preços para os consumidores. A AIE também reduziu sua previsão de crescimento na demanda mundial para os próximos cinco anos, para uma média anual de 1,1 milhão de barris por dia (bpd), de 1,2 milhão de bpd anteriormente.
Recentemente, a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) e o Departamento de Energia (DoE) dos EUA também cortaram suas projeções.
Em nota, a JBC Energy afirmou ter uma previsão mais pessimista de que a demanda crescerá 630 mil bpd este ano. Para 2013, no entanto, sua projeção é de que a alta na demanda chegue a quase 1,17 milhão de bpd.
Às 7h51 (de Brasília), o contrato do petróleo Brent para novembro caía 0,02%, para US$ 114,60 o barril, na plataforma ICE, em Londres. Já na New York Mercantile Exchange (Nymex), o contrato do petróleo para novembro recuava 0,35%, para US$ 91,54 o barril. As informações são da Dow Jones.