Os contratos futuros do petróleo operam em leve alta em meio a uma negociação cautelosa após os estoques de petróleo dos EUA, o maior consumidor da commodity do mundo, subirem mais que o esperado, segundo um relatório divulgado nesta terça-feira (16).
Às 7h40 (de Brasília), o contrato do petróleo do tipo Brent para dezembro subia 0,01%, para US$ 114,01 o barril, na ICE, em Londres. O contrato do petróleo para novembro, negociado na New York Mercantile, tinha alta de 0,26%, para US$ 92,33 o barril. O vencimento do contrato expira nesta quarta-feira.
"A batalha continua entre a negatividade da desaceleração da economia mundial comparada ao que os programas de estímulo podem fazer para a economia prosseguir, enquanto fatores geopolíticos continuam sendo uma dúvida para os participantes do mercado", disse Dominick Chirichella, analista do Energy Management Institute em Nova York.
"(Mas) o mercado está sempre cauteloso na negociação com o relatório do American Petroleum Institute (API)", afirmou Chirichella. Nesta terça, o instituto afirmou que os estoques tinham subido 3,7 milhões de barris.
O Departamento de Energia (DoE) dos EUA divulgará o relatório dos estoques de petróleo da semana passada às 11h30 (de Brasília). Os analistas ouvidos pela Dow Jones esperam uma alta de 1,3 milhão de barris.
Um cúpula dos líderes da Europa, que começa na quinta-feira, também será observada pelos participantes do mercado, em busca de sinais sobre a demanda futura de petróleo na zona do euro. As informações são da Dow Jones.