Após a aprovação da compra da Webjet pela Gol, começa nesta quarta-feira o processo de unificação das duas empresas, que passarão a ser apenas Gol. O atendimento ao consumidor pelo telefone já foi unificado, o site da Webjet deixa de existir e as passagens da companhia carioca serão vendidas apenas pelo site da Gol. A mudança também afetou as agências de viagem, que desde ontem passaram a emitir bilhetes somente pelo sistema da Gol.
Além do efeito prático, as mudanças deixam claro que a Webjet chegou ao fim, assim como aconteceu com a Varig e com a Pantanal. Não deve haver cancelamento de voos e, daqui pra frente, o que deve mudar é que os voos operados pela Webjet passem a ser voos Gol.
O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou na última quarta-feira, com restrições, a compra da Webjet pela Gol. Para dar o aval à operação firmada em julho de 2011, o Cade determinou a assinatura de um Termo de Compromisso de Desempenho (TCD) para a nova companhia no Aeroporto de Santos Dumont, no Rio.
Pelos termos do acordo, a Gol/Webjet terá de manter uma eficiência de pelo menos 85% em seus slots nesse aeroporto, conforme critérios da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Isso significa a ocupação dos espaços com pontualidade, gerando benefícios para os consumidores. De acordo com o TCD, caso a Gol/Webjet não alcance essa meta em um determinado slot, ela será obrigada a devolvê-lo à Anac juntamente a outro espaço, para a formação de um par que possibilite a operação por outra empresa concorrente.