O clima de Natal se espalhou pelo varejo e já mostra sua cara nas ruas da capital. Antes mesmo da chegada do “bom velhinho”, lojas e shoppings preparam suas decorações e criam um ambiente favorável às primeiras compras. Fora as árvores, papais noéis e guirlandas, outros itens natalinos também começam a ganhar destaque nas lojas e chamam a atenção dos clientes. Panetones, chocotones, cestas, utensílios domésticos com motivos que lembram a data, louças, adornos e vários outros entram na lista e prometem já esquentar as vendas. Mesmo faltando dois meses para o melhor período de vendas do comércio, os lojistas apostam suas fichas de olho em toda a oportunidade relacionada à data.
Prova disso é que nos lugares mais inusitados existe a oferta de produtos natalinos. Nas lojas Kalunga, os panetones e cestas de Natal dividem espaço com o material para escritório e itens de papelaria. Há uma semana sendo vendidos pela rede, os produtos mal começaram a chegar no mercado e já precisarão de reposição, segundo o gerente Marcelo Abdalla. “Acho que o nosso estoque não chega ao fim do mês”, afirma. Segundo ele, a oferta curiosa dos produtos está ligada à própria necessidade dos clientes. “Muitos compram para dar de presente para os funcionários”, conta. De acordo com ele, árvores, luzes e bonecos de Natal também serão inseridos ao portfólio até a próxima semana.
Aparelhos de jantar, peças de decoração para a casa e bonecos natalinos também ganharam a vitrine da Tok Stok há poucos dias e já têm agradado a clientela. De acordo com o gerente Carlos Alberto Amaral, a corrida para a oferta antecipada é justificada: já tem gente procurando pelos produtos. “Esperamos 13% de crescimento e a expectativa é de continuar com o mesmo ritmo até dezembro”, afirma. Ainda de acordo com Amaral, além das vendas de Natal, louças para as festas e móveis para preparar a casa para os eventos de fim de ano ficam entre os mais vendidos.
A decoradora e paisagista Rosali Bernardes é uma das clientes da loja que se antecipou para conseguir melhor oferta, variedade de produtos e preços mais acessíveis. “Quem chega primeiro bebe água limpa e eu prefiro comprar antes e conseguir escolher com mais calma, que deixar tudo para a última hora”, garante. Ela conta que mesmo antes do Natal já comprou itens para casa, mas também bijuterias para presentear parentes e familiares. “Acho válida a atitude de lojistas que antecipam as novidades e acabam facilitando a nossa vida.”
Nos supermercados, os panetones, bebidas e produtos natalinos também já garantem espaço nas gôndolas desde o início do mês. Da primeira semana de outubro até ontem, o Apoio Mineiro e o Super Nosso, que fazem parte do mesmo grupo, já venderam cerca de 10 mil panetones. Ainda nesse período, no comparativo com o ano passado, as vendas cresceram 20%. De acordo com a diretora de marketing do Super Nosso, Rafaela Nejm, os números sinalizam a disposição dos clientes com relação ao Natal. Para fortalecer o consumo desses produtos, as maiores lojas da rede vão investir na oferta de cestas e de kits personalizados. “Teremos um para cada tipo de cliente e necessidade e essa é uma forma de fugir dos presentes convencionais”, conta.
Shoppings entram no clima
Os shopping centers da capital já estão se preparando para a melhor data do varejo. Pátio Savassi, DiamondMall e BH Shopping, Boulevard Shopping e Minas Shopping estão investindo, juntos, R$ 6,38 milhões em decoração, campanhas e ações promocionais que prometem atrair os clientes para os centros de compras. O Minas Shopping, por exemplo, se preparou com antecedência para abrir a temporada de Natal a partir da primeira semana de novembro. “Já temos essa tradição de nos antecipar por entender que o espírito natalino atrai o cliente mesmo fora de época e beneficia o lojista”, explica o gerente de Marketing do Minas Shopping, Renan Fernando de Souza. Segundo ele, o shopping vai investir R$ 400 mil só na decoração, que terá como tema “Ursos Polares Robôs” e será inaugurada no dia 4. Otimista, Souza espera crescimento de 70% no fluxo de pessoas e incremento de até 30% nas vendas.
No Pátio Savassi, cerca de R$ 1,2 milhão serão gastos na campanha natalina, ações promocionais e decoração com o tema “Natal Rústico”, que será inaugurada em 17 de novembro. A expectativa, segundo a superintendente Maria Lúcia Renault, é de que de novembro até o Natal os lojistas contem com crescimento de 12% nas vendas e o fluxo de pessoas aumente em 5%. Um carro importado e um vale-compras no valor de R$ 15 mil serão sorteados.
Já no DiamondMall o investimento foi de R$ 1,3 milhão. O “Natal das borboletas” promete, de acordo com a superintendente do shopping, Lívia Paolucci, incremento de 15% nas vendas e crescimento de 3% no fluxo de pessoas. A inauguração da decoração ocorre em 11 de novembro. O mall também contará com a promoção que vai sortear um veículo esportivo, cujo nome ainda é mantido em segredo, com apenas sete unidades disponíveis para venda em todo o país.
No BH Shopping os gastos com o Natal são ainda maiores. De acordo com o superintendente Durleno Rezende, cerca de R$ 2,7 milhões serão investidos na decoração do mall, na campanha de vendas e outras ações voltadas para a data. A receita de uma decoração suntuosa e sorteio de prêmios valiosos será repetida este ano. “Estamos apostando em uma decoração inédita, dentro do que a nossa arquitetura permite para oferecer ao nosso cliente quase que um cartão de Natal vivo”, garante o superintendente. Segundo ele, a resposta deve vir nos números. “Esperamos um resultado robusto de 12% no crescimento de vendas, no comparativo com o ano passado, e de 3% no tráfego”, afirma. Ainda de acordo com Rezende, prova do bom desempenho da data, já esperado pelo shopping, é que os lojistas já começam a dar os primeiros passos com a oferta de produtos. (CM)
Facilidades para entrar e para sair
A máxima de que “tempo é dinheiro” nunca foi tão real para os shopping centers de Belo Horizonte que estão investindo na mobilidade de seus clientes. Atentos à necessidade de otimização do tempo do tempo gasto nos estacionamentos, o DiamondMall e o BH Shopping investiram cerca de 10% de seu orçamento anual na modernização de seus estacionamentos. Os dois centros de compras receberão um sistema de sinalização individual de vagas que promete reduzir em 50% o tempo gasto na procura por vagas.
O sistema funciona assim: ao chegar em um dos pisos monitorados os clientes vão avistar uma placa com o número de vagas ocupadas, sinalizadas com uma luz vermelha; vagas livres, com luz verde; e vagas para deficientes, com luz azul. Na primeira etapa, o BH Shopping vai contemplar 700 vagas com o novo sistema. No DiamondMall, serão 1.020 vagas. “Essa é uma forma inteligente de fazer com que o cliente não precise entrar no estacionamento para procurar uma vaga”, garante Lívia Paolucci, do Diamond.
Durleno Rezende, do BH, conta que até meados de novembro, além do monitoramento por segway, equipamento motorizado para transporte individual utilizado pelos seguranças dos estacionamentos, os usuários poderão aderir ao sistema Sem Parar, semelhante aos utilizados nos pedágios. Ao recarregar dispositivo de identificação que fica acoplado ao carro, o consumidor passa pelas catracas de entrada e saída sem ter de parar e o valor cobrado pelo estacionamento é debitado automaticamente e pago via boleto. A recarga é feita via cartão de crédito e o sistema também pode ser utilizado nos pedágios.
Os adeptos do dinheiro de plástico também serão atendidos dentro dessa proposta. Caixas de autoatendimento, que prometem evitar filas, e permitem que o cliente pague sozinho o estacionamento serão instalados no mall. (CM)