O governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo, disse, em nota disponível no site do governo do Estado, que a alemã BMW escolheu Santa Catarina para suas novas instalações no País. O município escolhido seria Araquari, no norte do Estado, com investimentos de cerca R$ 1 bilhão. Colombo, no comunicado, diz que vai apresentar o projeto de instalação da nova unidade da montadora alemã à presidente Dilma Rousseff, na próxima segunda-feira, às 15 horas.
Nesta sexta-feira, a BMW, por meio de sua assessoria de imprensa informou que seu presidente no Brasil, Henning Dornbusch, também vai se encontrar com Dilma na própria segunda-feira para formalizar a instalação da fábrica no País e anunciar o local. A BMW pretendia fabricar veículos no Brasil há um bom tempo - intenção que foi reforçada após a regulamentação do novo regime automotivo (Inovar-Auto), que passará a valer a partir de 2013. A empresa ainda não confirmou o local da instalação de sua sede, se em Santa Catarina ou em São Paulo. Procurados pela Agência Estado para confirmar a escolha do Sul, porta-vozes da BMW não foram encontrados.
"É uma grande conquista para Santa Catarina. Toda vez que uma indústria desse porte se instala, outras nascem ao entorno dela, gerando emprego e renda. Assim, a economia como um todo se desenvolve muito e com competitividade", diz Colombo, na nota, ressaltando que o lançamento oficial do projeto de instalação será na quarta-feira, em Florianópolis. Apenas com a primeira etapa, deverão ser gerados 1,5 mil empregos diretos. No mesmo dia do encontro com Dilma, Colombo também terá uma reunião com o secretário do Tesouro Nacional, Arno Augustin.