O Produto Interno Bruto (PIB) da Espanha registrou uma queda estimada de 0,4% no terceiro trimestre do ano (entre julho e setembro), anunciou nesta terça-feira o Banco da Espanha em seu boletim econômico mensal.
"A informação conjuntural disponível, ainda incompleta, indica que o PIB retrocedeu a uma taxa intertrimestral de 0,4%, similar a do segundo trimestre", afirma o banco central do país.
A Espanha, quarta economia da Eurozona, com quase 25% de índice de desemprego, voltou à recessão no fim de 2011 e registrou no primeiro trimestre 2012 um retrocesso do PIB de 0,3%. No segundo trimestre, a queda foi de 0,4%.
O ministro da Economia, Luis de Guindos, já havia afirmado que a situação no terceiro trimestre, segundo os indicadores, não havia piorado. O governo espera uma queda do PIB de 1,5% para o conjunto do ano.
A Espanha aplica um programa de austeridade para economizar 150 bilhões de euros entre 2012 e 2014, além de reduzir o déficit público.
Mas os mercados temem que o país não consiga financiamento e pressionam por um pedido de resgate, em resposta a uma oferta de apoio do Banco Central Europeu (BCE).