Com 277,6 mil novos assinantes em setembro, a TV paga no Brasil encerrou o mês com mais de 15,4 milhões domicílios atendidos pelo serviço. De acordo com dados divulgados nesta quarta-feira pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a expansão em relação a setembro de 2011 foi de 29,5%. Entre setembro de 2011 e setembro de 2012, foram registradas mais de 3,5 milhões de novas assinaturas. Com isso, a penetração da TV por assinatura chega a 25,9% das residências do País.
A modalidade de TV paga via satélite continua líder no mercado brasileiro, com 59,48% da base de assinantes, enquanto o serviço via cabo atende 39,46% dos clientes do setor. Em setembro, o crescimento no satélite foi de 2,6%, com 231,6 mil adesões líquidas, enquanto o serviço por cabo expandiu apenas 0,9%, com 53,2 mil novas assinaturas.
Segundo a Anatel, a Net detém a maior fatia do mercado brasileiro de TV paga (34,06%), seguida pela Sky (30,98%) e pela Claro (18,98%). Na sequência, com participações bem inferiores, aparecem Telefônica (3,99%) e Oi (3,92%).