A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) vai fazer uma auditoria no sistema de check-in da TAM e da Gol em razão dos últimos problemas nos procedimentos de emissão de bilhetes das companhias neste ano. Segundo a Anac, a falha mais recente ocorreu na manhã de hoje, quando o sistema da Gol apresentou instabilidade, com impactos em alguns aeroportos.
A Gol já havia sido notificada pela Anac por conta dos problemas ocorridos na última segunda-feira. A companhia terá 10 dias, contados do recebimento da notificação, para apresentar comprovantes de prestação de assistência aos passageiros nos casos de atrasos e cancelamentos de voos, sob pena de multas que variam de R$ 4 mil a R$ 10 mil por passageiro, podendo chegar a R$ 1,74 milhão por voo.
A direção da Gol foi convocada para reunião com a Secretaria de Aviação Civil e a diretoria da Anac na próxima quarta-feira, em Brasília, para tratar das falhas em seu sistema de check-in.
Na semana passada, a Anac também havia determinado à TAM que apresentasse informações sobre a falha em seu sistema de check-in,k, que impediu a impressão de cartões de embarque e das etiquetas de bagagem em todos os terminais. O procedimento teve que ser feito manualmente, o que provocou longas filas nos guichês da companhia nos aeroportos e atrasos em vários voos.
A TAM informou por meio de sua assessoria de imprensa que a empresa vai prestar todos os esclarecimentos à Anac. Procurada pelo em.com.br, a Gol ainda não se pronunciou.
Multa
A Anac informou que a diretoria vai aprovar na próxima terça-feira uma resolução que aumenta em até mil vezes o escopo da multa a ser aplicada em casos de execução de serviços aéreos de forma a comprometer a ordem ou a segurança pública. Os valores poderão chegar a R$ 2 milhões por infração. A penalidade já é prevista hoje, na Resolução nº 25/2008, com valor máximo de R$ 20 mil.