O comércio de Belo Horizonte não poderá funcionar no feriado de 2 de novembro. De acordo com a Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), como não houve acordo em convenção coletiva de trabalho, o comércio deve ficar fechado na próxima sexta-feira.
A multa por descumprimento pode chegar a R$ 4.025, conforme previsto no artigo 75 da CLT. No entanto, as atividades essenciais do comércio, como padarias, supermercados, farmácias, postos de gasolina, bares, restaurantes, dentre outras previstas no decreto 27.048 de 1949 podem funcionar normalmente, desde que obedeçam às escalas de trabalho dos funcionários.
Bancos
Os bancos não vão abrir em todo o país na próxima sexta-feira, em função do feriado de Finados. De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), a população pode usar os canais alternativos de atendimento para realizar operações bancárias, como caixas eletrônicos, Internet Banking, Mobile Banking, banco por telefone e correspondentes - casas lotéricas, agências dos Correios, redes de supermercados e outros estabelecimentos comerciais credenciados.
As contas de consumo (água, luz, telefone e TV a cabo, por exemplo) e os carnês que vencerem nessa data podem ser pagos no próximo dia útil segunda-feira, sem a incidência de multa. Os tributos, normalmente, já estão com a data ajustada pelo calendário de feriados (federais, estaduais e municipais).
O diretor-adjunto de Serviços da Febraban, Walter Tadeu Pinto de Faria, lembra que, mesmo durante o feriado os canais como Internet Banking e caixas eletrônicos funcionarão normalmente, facilitando, dessa forma, a vida do consumidor.
Os clientes também podem agendar nos bancos os pagamentos das contas de consumo ou pagá-las (as que têm código de barras) nos próprios caixas automáticos, ou em correspondentes. Já os boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos poderão ser agendados ou pagos por meio do DDA (Débito Direto Autorizado).