(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Ministro nega falta de investimento e diz que governo agirá para manter credibilidade do sistema elétrico

No último mês foram quatro ocorrências de problemas no sistema elétrico, conforme dados do governo


postado em 26/10/2012 17:09 / atualizado em 26/10/2012 17:51

O ministro interino de Minas e Energia, Márcio Zimmermann, afirmou em entrevista coletiva na tarde desta sexta-feira que o governo vai agir para que seja restabelecida a confiabilidade do setor de energia elétrica no país. “O sistema foi planejado para determinado nível de confiabilidade. Isso é operado nesse nível. Se você tem uma reedição de problemas que abalam essa confiabilidade, o governo tem que agir para que seja restabelecida”, afirmou. Conforme Zimmerman, problemas no sistema de proteção primária de distribuição de energia provocaram o apagão nas regiões Norte e Nordeste do país, na madrugada desta sexta-feira. Ele também descartou a falta de investimentos como causador da falha. De acordo com o diretor da transmissora Aliança Energia Elétrica, José Ragone Filho, um raio pode ter provocado o problema no sistema. O diretor-geral do ONS, Hermes Chipp, também participou da coletiva.

Zimmerman voltou a afirmar que as falhas que vêm ocorrendo nas últimas semanas “não são normais”. “A sequência de eventos não é normal de acontecer em um sistema bem administrado e operado. Nem aqui nem em nenhum lugar do mundo”, declarou. Ainda segundo o ministro, a causa do problema não é falta de investimentos. "Nunca foi feito tanto investimento na expansão da rede como nos últimos 10 anos”, disse. Uma possível sabotagem também foi descartada pelo ministro interino. “Vamos esperar relatório do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). Falar de sabotagem por enquanto não faz sentido”, completou. O ministro interino também afirmou que vai aguardar o relatório final, que deve ser apresentado na proxima semana, para poder se posicionar.

Ainda conforme o ministro interino de Minas e Energia, a presidente Dilma está acompanhado “desde a origem” do problema.

Copa

Sobre a Copa do mundo, Zimmermann declarou que o país está preparado tanto para o mundial de 2014, quanto para a Copa das Confederações no próximo ano. “O Brasil terá uma grande oportunidade para mostrar ao mundo a qualidade do seu sistema elétrico”, completou. Ele ainda destacou que desde 2010 foi montado um grupo de atuação que está acompanhando as cidades sede da Copa do Mundo com uma “lupa”. Ainda conforme o ministro interino de Minas e Energia, a presidente Dilma está acompanhado “desde a origem” do problema.

A linha de transmissão que apresentou problemas é operada pela empresa Taesa. Os nove estados do Nordeste e parte do Norte ficaram sem energia elétrica na madrugada de hoje. Pelos dados do ONS, os relatos indicam que a falta de energia começou pouco depois da meia-noite e se estendeu por cerca de duas horas. Em seguida, a energia elétrica retornou na maioria das áreas.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)