O ministro interino de Minas e Energia, Márcio Zimmermann, afirmou em entrevista coletiva na tarde desta sexta-feira que o governo vai agir para que seja restabelecida a confiabilidade do setor de energia elétrica no país. “O sistema foi planejado para determinado nível de confiabilidade. Isso é operado nesse nível. Se você tem uma reedição de problemas que abalam essa confiabilidade, o governo tem que agir para que seja restabelecida”, afirmou. Conforme Zimmerman, problemas no sistema de proteção primária de distribuição de energia provocaram o apagão nas regiões Norte e Nordeste do país, na madrugada desta sexta-feira. Ele também descartou a falta de investimentos como causador da falha. De acordo com o diretor da transmissora Aliança Energia Elétrica, José Ragone Filho, um raio pode ter provocado o problema no sistema. O diretor-geral do ONS, Hermes Chipp, também participou da coletiva.
Ainda conforme o ministro interino de Minas e Energia, a presidente Dilma está acompanhado “desde a origem” do problema.
Copa
Sobre a Copa do mundo, Zimmermann declarou que o país está preparado tanto para o mundial de 2014, quanto para a Copa das Confederações no próximo ano. “O Brasil terá uma grande oportunidade para mostrar ao mundo a qualidade do seu sistema elétrico”, completou. Ele ainda destacou que desde 2010 foi montado um grupo de atuação que está acompanhando as cidades sede da Copa do Mundo com uma “lupa”. Ainda conforme o ministro interino de Minas e Energia, a presidente Dilma está acompanhado “desde a origem” do problema.
A linha de transmissão que apresentou problemas é operada pela empresa Taesa. Os nove estados do Nordeste e parte do Norte ficaram sem energia elétrica na madrugada de hoje. Pelos dados do ONS, os relatos indicam que a falta de energia começou pouco depois da meia-noite e se estendeu por cerca de duas horas. Em seguida, a energia elétrica retornou na maioria das áreas.