(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Banco Bonsucesso lança hoje cartão de crédito pré-pago


postado em 30/10/2012 06:00 / atualizado em 30/10/2012 07:47

Fachada do Bonsucesso: cartão será vendido em bancas de revistas e supermercados, assim como créditos de celular(foto: Renato Weil/EM/D.A/Press)
Fachada do Bonsucesso: cartão será vendido em bancas de revistas e supermercados, assim como créditos de celular (foto: Renato Weil/EM/D.A/Press)
De olho em um novo nicho de mercado, o Banco Bonsucesso lança hoje o Meo Cartão Dinheiro, modalidade pré-paga da bandeira Mastercard, que, em um ano, será encontrado em mais de 100 mil pontos de vendas de todo o Brasil. O conceito pioneiro prevê a comercialização do dinheiro de plástico em bancas de revista, padarias, supermercados, farmácias e numa centena de outros estabelecimentos comerciais à semelhança do que já é feito hoje com os créditos de celular.

Depois de comprar, basta carregar e realizar as compras normalmente, como se fosse um cartão de débito ou crédito. A diferença é que só se gasta o que tem. Além de uma boa alternativa para controlar os gastos, o produto promete ser um importante mecanismo de alcance da população sem conta corrente que, segundo dados da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), chega a 36% dos brasileiros.

Reconhecido pelo crédito consignado – com desconto direto em folha –, o Bonsucesso recuou no negócio considerado o coração da instituição financeira. A intenção agora é explorar o novo serviço bancário. “Até 2010, a concessão de crédito consignado chegava a R$ 180 milhões todos os meses. Reduzimos este volume pela metade”, afirma o presidente Paulo Henrique Pentagna Guimarães. O recuo foi motivado pela forte concorrência e pela mudança nas práticas de mercado. “Resolvemos retroceder. Reduzimos o volume e começamos a pensar em outro produto”, pondera Pentagna.

A diversificação dos serviços bancários começou a ser pensada há um ano até que pudesse ser lançado para o mercado hoje. “O fato de 55% dos salários ainda serem pagos em dinheiro, 36% da população economicamente ativa não ser bancarizada e o pré-pago ter tanta aceitação nos celulares nos motivou a optar por este produto”, explica o empresário.

Para adquirir o Meo Cartão Dinheiro, o cliente não precisará ser correntista do banco Bonsucesso ou de qualquer outro. Basta pagar R$ 6,90 na compra do cartão e outros R$ 9,90 para reativá-lo. As cargas – realizadas no site do cartão e paga por meio de boleto bancário –, podem variar entre R$ 10 e R$ 5 mil por mês. Com o cartão carregado, o consumidor poderá realizar compras em qualquer estabelecimento comercial que aceite a bandeira Mastercard. Recarga, saque e o pacote de serviços mensal, com custo de R$ 4, R$ 5,90 e R$ 3, respectivamente, terão as tarifas revertidas em crédito para o celular. “A expectativa é de fecharmos o primeiro ano com 1 milhão de cartões”, estima Pentagna. Segundo a MasterCard, o mercado de cartões pré-pago deverá movimentar US$ 822 bilhões em 2017 em todo o mundo, sendo US$ 65 bilhões no Brasil.

TURISMO

A Caixa Econômica Federal lançou ontem o Cartão Turismo Caixa Platinum. O produto tem taxa de juros de 1,85% ao mês no rotativo e permite parcelamento de compras em até 48 vezes com taxa de 0,82% ao mês. O cartão pode ser usado tanto para produtos e serviços do setor como em compras e contratações do dia a dia. A anuidade do cartão sai por R$ 307.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)