O texto do Plano Geral de Metas de Competição (PGMC) deverá ser votado nesta quinta-feira, pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), disse nesta terça-feira o conselheiro do órgão regulador do setor Rodrigo Loureiro. O PGMC deverá trazer novidades sobre as tarifas de interconexão móvel (VU-M), que são as taxas pegas entre as empresas pelo uso das redes de terceiros.
"Estamos avaliando alguns cenário de redução (da VU-M). Queremos dar uma maior clareza sobre isso, para que a redução da tarifa de interconexão chegue ao custo", afirmou Loureiro à Agência Estado, mas sem dar maiores detalhes da redução. "Isso vai ficar para quinta", completou.
Segundo ele, o PGMC busca criar condições de acesso à infraestrutura de telecomunicações, de redes e equipamentos, de forma a favorecer a competição entre as grandes e as menores empresas. "A empresa que estiver ofertando a rede tem que fazer isso a um preço acessível", afirmou.
O conselheiro participou de seminário organizado pela Associação Brasileira das Prestadoras de Serviços de Telecomunicações Competitivas (Telcomp).