O cinema nacional tem bons motivos para comemorar o Dia do Cinema Brasileiro, celebrado em 5 de novembro. De acordo com o Pyxis Consumo, ferramenta de dimensionamento de mercado do IBOPE Inteligência, o potencial de consumo do brasileiro para despesas com cinema até o final do ano é de R$ 1,99 bilhão, aumento de 13% em relação a 2011.
A classe B tem maior potencial de consumo: R$ 1,08 bilhão. Depois aparece a C, com R$ 449,52 milhões, a classe A, com R$ 423,46 milhões, e as D e E, com R$ 31,22 milhões. A classe B, responsável por 24,45% dos domicílios urbanos do país, é a que apresenta maior potencial de consumo neste segmento: 54,62%. A classe A, com 2,6% dos domicílios em área urbana, responde por 21,25%. Já a classe C (52,38% dos domicílios) tem potencial de 22,56% e as classes D e E (20,58% dos domicílios), de apenas 1,57%.
Ao analisar o consumo por regiões, o Pyxis Consumo mostra que a região Sudeste é a que apresenta maior potencial para consumo com cinema, com 60% do total nacional. Nesta região, o consumo per capita, de acordo com o estudo, é de R$ 15,83 ao ano. Depois vêm as regiões Sul e Nordeste, com 13% cada, porém com consumo por habitante diferentes: nos estados do Sul, o gasto per capita em 2012 deve ser de R$ 11,15 e na região Nordeste, de R$ 6,88. O Centro-Oeste apesar de ter um potencial de consumo de 9%, registra o segundo maior gasto por habitante: R$ 13,93.
Na análise por classe e por região do país, a classe B continua na frente em todas as regiões. No Sudeste, ela será responsável por gastos de R$ 671,05 milhões. A classe A, também do Sudeste, aparece na sequência, com consumo estimado em R$ 266,53 milhões. O menor gasto deve ser dos moradores das classes D e E do Centro-Oeste, de R$ 1,91 milhão.
A classe B tem maior potencial de consumo: R$ 1,08 bilhão. Depois aparece a C, com R$ 449,52 milhões, a classe A, com R$ 423,46 milhões, e as D e E, com R$ 31,22 milhões. A classe B, responsável por 24,45% dos domicílios urbanos do país, é a que apresenta maior potencial de consumo neste segmento: 54,62%. A classe A, com 2,6% dos domicílios em área urbana, responde por 21,25%. Já a classe C (52,38% dos domicílios) tem potencial de 22,56% e as classes D e E (20,58% dos domicílios), de apenas 1,57%.
Ao analisar o consumo por regiões, o Pyxis Consumo mostra que a região Sudeste é a que apresenta maior potencial para consumo com cinema, com 60% do total nacional. Nesta região, o consumo per capita, de acordo com o estudo, é de R$ 15,83 ao ano. Depois vêm as regiões Sul e Nordeste, com 13% cada, porém com consumo por habitante diferentes: nos estados do Sul, o gasto per capita em 2012 deve ser de R$ 11,15 e na região Nordeste, de R$ 6,88. O Centro-Oeste apesar de ter um potencial de consumo de 9%, registra o segundo maior gasto por habitante: R$ 13,93.
Na análise por classe e por região do país, a classe B continua na frente em todas as regiões. No Sudeste, ela será responsável por gastos de R$ 671,05 milhões. A classe A, também do Sudeste, aparece na sequência, com consumo estimado em R$ 266,53 milhões. O menor gasto deve ser dos moradores das classes D e E do Centro-Oeste, de R$ 1,91 milhão.