Em mais uma sessão negativa, o Ibovespa terminou esta quinta-feira com queda de 1,70% aos 57.524 pontos, na esteira das bolsas norte-americanas, que derrubaram o mercado logo após sua abertura - os principais índices acionários dos EUA estão iniciando as negociações às 12h30 desde segunda-feira. O giro financeiro foi de R$ 6,684 bilhões.
O descasamento de horários entre a Bovespa e as bolsas norte-americanas tem provocado barulho nas mesas de operações. Os profissionais que negociam nas mesas falam sobre a falta de direção do Ibovespa e da redução de liquidez do mercado nacional nas primeiras horas. Com isso, o horário de negociações pode ter alteração na BM&FBovespa.
O holofote do mercado voltou para a Grécia, embora o reaquecimento da discussão sobre o "fiscal cliff", ou penhasco fiscal, ainda gera incertezas entre os investidores sobre a economia dos Estados Unidos, sendo a atual pauta, após a reeleição de Barack Obama.
Moeda norte-americana
O dólar registrou ligeira alta ante o real nesta quinta, com preocupações sobre a economia da zona do euro reduzindo o apetite dos investidores por ativos de países emergentes, considerados mais arriscados. Dados fracos de exportação na Alemanha somavam-se às preocupações sobre o futuro da Grécia na zona do euro. A moeda norte-americana subiu 0,24%, para R$ 2,0386 na venda.
Com InfoMoney