A venda de passagens aéreas de Patos de Minas para Belo Horizonte foram suspensas pela Azul e Trip Linhas Aéreas. A partir de 1º de dezembro, os clientes das companhias aéreas não conseguirão mais comprar os bilhetes. A suspensão foi pedida pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), por descumprimento das adequações previstas em um Termo de Ajustamento de Condutas (TAC). Em nota, a diretoria colegiada da Anac informou que vai analisar o TAC, já encaminhado pelo governo de Minas e que somente depois dessa análise vai sair o parecer sobre a possível liberação do aeroporto.
As empresas alegam que pretendem voltar a vender e operar no local assim que o aeroporto se adequar às determinações da Anac. A partir de 14 de novembro, a Azul e a Trip também vão abrir novo trecho no aeroporto de Confins, ligando a Vitória (ES) e Ilhéus (BA). Com isso, vai ser possível voar entre BH e Ilhéus com escala em Vitória, com tarifas a partir de R$ 119,90, válida por trecho.
Em relação aos caminhões de combate a incêndio no aeroporto de Patos de Minas, a Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop) esclarece que foi entregue ontem à Anac os TACs para os aeroportos de Patos de Minas, São João Del Rey e Diamantina, que viabilizam a operação da aviação regular nos referidos aeroportos, no que diz respeito ao serviço de combate a incêndio. O termo é um instrumento para viabilizar a aviação regular nos aeroportos.