A carga de energia elétrica cresceu 3,3% no País em novembro deste ano ante igual mês de 2011, atingindo 60,60 mil MW médios, de acordo com os valores preliminares divulgados nesta quarta-feira pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). Por outro lado, houve queda de 2,6% na comparação com outubro de 2012. No acumulado dos últimos 12 meses, foi registrado um aumento de 3,8% na comparação com o período imediatamente anterior.
Segundo o ONS, a variação verificada em novembro é resultado da ocorrência de temperaturas amenas no subsistema Sudeste/Centro-Oeste, atípicas para essa época do ano e do menor número de dias úteis em relação ao mesmo mês do ano passado. O operador disse ainda que o desempenho da indústria, que deve ser inferior ao do mês anterior, também influenciou o desempenho da carga no Sistema Interligado Nacional (SIN).
A divisão por regiões mostra que a carga de energia no subsistema Sudeste/Centro-Oeste cresceu 1,4% em novembro ante igual mês de 2011, para 36,52 mil MW médios. Em igual período, o Sul registrou expansão de 8,3%, para 10,63 mil MW médios. Já o Nordeste teve alta de 6,7%, para 9,33 mil MW médios. O Norte foi a única região a apresentar retração (-0,1%) nessa base de comparação, totalizando 4,10 mil MW médios. Na comparação com outubro, o subsistema Sudeste/Centro-Oeste foi o que apresentou a maior retração (-5,6%).