A economia dos Estados Unidos criou 146 mil vagas em novembro, em termos sazonalmente ajustados, segundo informou o Departamento do Trabalho. O número veio bem acima das expectativas. Economistas consultados pela Dow Jones previam elevação de 80 mil no número de vagas criadas no mês passado.
Apesar da surpresa de novembro, os dados dos dois meses anteriores foram revisados para baixo. O número de outubro foi revisado para criação de 138 mil vagas, ante 171 mil vagas originalmente. Já a criação de vagas de setembro foi revisada para 132 mil, de 148 mil.
As empresas do setor privado foram responsáveis pelo crescimento na oferta de empregos em novembro, adicionando 147 mil novos postos de trabalho ao mercado. Já o setor público, cortou mil vagas.
O ganho médio por hora trabalhada subiu US$ 0,04 para US$ 23,63, enquanto a média de horas trabalhadas na semana permaneceu inalterada, em 34,4 horas, em novembro.
Desemprego nos EUA cai a 7,7% em novembro
A taxa de desemprego nos EUA caiu para 7,7% em novembro, de 7,9% em outubro, o nível mais baixo desde dezembro de 2008. O resultado veio melhor do que a previsão dos economistas consultados pela Dow Jones, que era de que a taxa permaneceria estável.