Em outubro de 2012, a produção industrial em Minas Gerais cresceu 2,8%, já descontadas as influências sazonais, aponta pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Das 14 localidades pesquisadas, metade registrou crescimento.
Dentre os estados onde a produção industrial cresceu no período pesquisado, Minas Gerais figura ao lado de Goiás (15,5%), Espírito Santo (12,3%), Pará (3,1%), Rio de Janeiro (3%), Paraná (2,2%) e São Paulo (1,6%).
Por outro lado, o índice registrou recuo nos estados de Pernambuco (-7,9%), Rio Grande do Sul (-5,4%), Amazonas (-3,5%), Ceará (-3,1%), Bahia (-1,4%) e Santa Catarina (-0,3%). Na região Nordeste, que foi pesquisada como um todo com exceção de Pernambuco, a produção industrial também caiu 5,8%.
Na comparação com outubro do ano passado, Minas Gerais teve o segundo melhor índice, com crescimento de 9,9%, atrás somente de Goiás, com crescimento de 16,7%. Segundo o IBGE, a alta foi impulsionada, nestes Estados, pelos setores de produtos químicos (em Goiás) e de veículos automotores (em Minas). Espírito Santo, São Paulo, Santa Catarina, Bahia e Pará também cresceram com relação ao mesmo período do ano passado.
No indicador acumulado de janeiro a outubro de 2012, Minas também se destacou, com um crescimento de 1,0%, ao lado de Goiás (5%), Bahia (2,3%), Pernambuco (1,9%) e Região Nordeste (1,1%). Os outros nove estados pesquisados registraram queda em sua produção industrial neste intervalo, possivelmente provocada pelos setores relacionados à redução na fabricação de bens de consumo duráveis (motos, aparelhos de ar concidionado, fornos, telefones, relógios e automóveis) e de bens de capital (equipamentos de transporte e construção).
Com Agência Minas