As vendas de automóveis leves e veículos pesados devem fechar o ano de 2012 com alta de 4,9% a 5% em relação a 2011, afirmou nesta sexta-feira o presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Cledorvino Belini. O número representa praticamente estabilidade quando comparado ao acumulado de janeiro a novembro, cuja alta é de 4 8% ante o mesmo período do ano passado.
De acordo com dados de novembro divulgados nesta sexta pela entidade, a média diária de vendas de automóveis leves foi de 14.854 unidades, uma leve queda de 0,1% sobre a média de 14.865 unidades licenciadas em outubro. "Não houve nenhuma retração de mercado", disse Belini. "As coisas continuam em ritmo muito bom" completou.
Novembro teve 20 dias úteis enquanto outubro teve 22. A respeito das vendas de caminhões, a média diária em novembro subiu 9,9% na comparação com outubro. A média em novembro atingiu 630 caminhões por dia, ante 574 no mês anterior. "O segmento de caminhões está começando a se recuperar, mas no acumulado do ano as vendas ainda estão muito abaixo do registrado em 2011", disse o presidente da Anfavea. De janeiro a novembro, as vendas de caminhões apresenta recuo de 19,5% na comparação com o mesmo período de 2011.